Teatro Nacional vai mudar-se para um Airbus A380

A administração do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) anunciou que as récitas dos seus espectáculos vão decorrer num Airbus A380 enquanto durar a pandemia. A aeronave vai estar estacionada no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Humberto Delgado já a partir de 10 de Outubro.
“Temos recebido inúmeras reclamações de espectadores que não conseguiram garantir bilhetes devido às plateias reduzidas”, afirmou Cláudia Belchior, do Conselho de Administração do TNDMII. “Após conversações com a direcção artística e a tutela, decidimos adaptar os espectáculos para o interior de um avião e assim garantir lotações mais alargadas.”
O Airbus A380, baptizado de Amélia Rey Colaço, vai permitir acolher mais de 450 espectadores e a administração do TNDMII está ainda a ponderar utilizar o porão como Sala-Estúdio. As máscaras mantêm-se obrigatórias durante toda a duração do espectáculo, bem como a desinfecção das mãos – ainda que apenas sejam admitidos frascos de álcool-gel até 100 ml.
Para além dos espectáculos já previstos na programação da temporada, o director artístico Tiago Rodrigues desvendou outros projectos que deverão subir ao cockpit em breve. Nomeadamente uma adaptação de um dos seus mais reconhecidos espectáculos, “By Heart”, que se passará a chamar “By Air”. Aproveitando a efeméride do 30.º aniversário da estreia do espectáculo “Passa por mim no Rossio” em 2021, Filipe La Féria fará também uma remontagem da revista com o título “Passa por mim na Portela”.